Você está aqui: Página Inicial / Mapa Estratégico

O processo de revisão das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que resultou no Mapa Estratégico – MCTIC 2020-2030, foi orientado pelas novas diretrizes setoriais e de governo, garantindo o alinhamento com outros instrumentos de planejamento federal como Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – ENDES 2019-2031 e o Plano Plurianual – PPA 2020-2023.

De acordo com a metodologia Balanced Scorecard (BSC), utilizada na elaboração e revisão do planejamento estratégico do MCTIC, um dos principais pontos de atuação é a elaboração do mapa estratégico e seus objetivos estratégicos.

O mapa estratégico é a representação visual da estratégia da Instituição, sendo a ferramenta responsável por comunicar aos servidores e à sociedade os objetivos estratégicos que serão o foco dos esforços da organização dentro de um horizonte de tempo pré-estabelecido. A partir do mapa estratégico se desdobrarão os projetos, indicadores e metas, que permitirão à Instituição monitorar e atingir seus objetivos de médio prazo.

Um mapa estratégico bem elaborado é determinante para o sucesso do planejamento estratégico de uma organização. Para isso ele deve conter objetivos que resumam de forma sucinta e direta a atuação da Instituição para os próximos anos, deixando claro quais prioridades da gestão permitirão que ela cumpra sua missão Institucional e se aproxime da sua Visão de futuro.

COMO LER O MAPA ESTRATÉGICO DO MCTIC

Links de referência:
Referencial metodológico do planejamento estratégico.Gestão da Estratégia com o uso do BSC - ENAP, 2013
Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)